supermercado online

Lugares adequados para guardar seu vinho

Qual o melhor espaço para armazenar seu vinho na falta da adega? Adiantamos que não é na geladeira.

Todos sabemos que a melhor alternativa para guardar o vinho é na adega apropriada, pois há o controle específico de temperatura e umidade para mantê-lo na melhor condição. Como a grande maioria não possui esse dispositivo, temos que alertar que a geladeira não é a melhor opção para substituí-lo, pois é apenas uma solução temporária.vinho Isso se você não encontrar outro ponto da sua casa que seja protegido do sol e de grandes variações térmicas.

Você pode ter estranhado o fato da geladeira não ser um bom lugar. Vamos lá. A temperatura, mesmo não oscilando, é mais baixa que o recomendado, além de manter um nível de humidade abaixo do sugerido por especialistas. A condição ideal para se manter um vinho é em temperatura entre 10˚ e 13˚ e com humidade entre 70% e 90%, enquanto que na geladeira a temperatura é menor que 5˚ e a humidade fica abaixo dos 30%. Outro obstáculo é a vibração do eletrodoméstico com o acionamento do motor. Essas vibrações danificam o líquido, assim como variações de temperatura e humidade. Logo, a geladeira só deve ser uma opção para armazenar seus vinhos por um período curto.

Já que a geladeira não é um lugar recomendável, vamos listar as recomendações para você encontrar o espaço ideal na sua casa. Comecemos com a claridade: o local deve ser escuro, pois os raios UV envelhecem o vinho mais rapidamente.

Em seguida, busque um ponto onde a temperatura varie menos. De acordo com pesquisas, uma grande variação de temperatura prejudica mais o vinho do que mantê-lo em um ambiente claro ou quente. Também procure lugares que vibrem menos, porque, como citado anteriormente, elas causam danos ao conteúdo da garrafa, assim como as variações de temperatura. Finalizando, o espaço escolhido deve ser bem ventilado e com umidade mediana, ou seja, nem tão seco e nem tão úmido.

Alguns lugares de casas convencionais possuem essas características, como armários embutidos. Prefira aqueles que não ficam fixados em paredes externas ou paredes que recebem muita luz solar. A cozinha não é um lugar recomendável pela mudança de temperatura e eventuais vibrações. Quem possui escada em casa pode aproveitar o vão também é uma boa ideia. Caso o seu lar não ofereça nenhuma dessas possibilidades, coloque as garrafas numa caixa de isopor protegida do sol.

EASYMARKET SERVICOS DIGITAIS LTDA
CNPJ: 32.313.577/0001-40