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Consumo digital: Pesquisa mostra mudança no comportamento dos consumidores do Brasil

O estudo da HubSpot, “Evolução do Consumidor digital no Brasil”, diz que o modo como nos relacionamos com as marcas está diferente. De acordo com este estudo, 51% das pessoas que aderiram ao consumo digital estão mais conectados e, atualmente, confiam mais nas informações do Google do que nos parentes e amigos próximos.

Essa pesquisa ainda revela mais dados da atuação do consumidor digital nas redes sociais, ressaltando quais estão sendo mais frequentados e que linguagem usar nesse meio. O estudo foi feito com base na opinião de 600 profissionais de diferentes segmentos do Brasil e indica que, por exemplo, 80% acreditam que as mídias sociais têm um efeito bom na sociedade.

Rodrigo Souto, gerente de marketing da HubSpot Brasil, diz que a empresa viu essa movimentação curiosaConsumo Digital nos consumidores nacionais: “Notamos que a forma como os consumidores brasileiros se comunicam afeta diretamente nas operações das empresas: eles trocam informações, compartilham experiências e pesquisam antes de entrar em contato com uma companhia”, disserta.

Fontes de informação desses clientes

Perguntados a respeito das mídias e canais utilizados para encontrarem mais produtos e players do mercado, 72% do grupo de pesquisa apontou que era o o Google, 56% o Facebook e 50% o Youtube. Outro ponto levantado foi que a 45% dos entrevistados gostam mais do conteúdo das empresas que seguem em vídeo, 40% gostam mais dessas notícias por e-mail e 34% prefere por imagens em redes sociais.

A maioria dos pesquisados – 67% – prefere se relacionar e se desenvolver mais com as empresas que seguem pelo site original, 47% vendo os materiais da empresa e 42% curtindo e acompanhando os perfis das redes digitais.

Novas percepções para as empresas

Concluir a venda ainda é o mais importante para as empresas, com 70% dos entrevistados. Porém 39% dos pesquisados aspiram a aprimorar todo o processo de consumo digital pelo qual o cliente passa.

Os meios de disseminação de conteúdo presentes nas campanhas de comunicação como foco, no próximo ano, são: Youtube (63%), Instagram (58%), Vídeos no Facebook (56%) e Redes Profissionais como o LinkedIn (54%).

“Após uma compreensão clara do que ocorre no mercado, os desafios podem se transformar em oportunidades de crescimento e auxiliar nas estratégias certas”, diz Souto. Ele continua dizendo: “Com o estudo, é possível mensurar como os líderes de vendas e marketing no Brasil estão acompanhando as rápidas mudanças no cenário digital. E isso leva à adaptação de acordo com as mudanças de comportamento do consumidor. Essas mudanças tendem a ir em direção a um mundo mais digitalizado”. A HubSpot também fez gráficos reunindo os números mais importantes da pesquisa.

Metodologia

A pesquisa, que é de 2018, foi realizada com 604 profissionais de diversos segmentos, tamanhos de empresa e de graus hierárquicos de cargos nos meses de julho e agosto do ano. O mesmo método foi aplicado em 99 nações, com mais de 7 mil entrevistados.

O resultado do relatório é formado das informações fornecidas voluntariamente por contatos da HubSpot que foram convidados para tal. Esse grupo ainda foi suplementado por um respostas fora desse universo da HubSpot com a ajuda da Luc.id, empresa de pesquisas.

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