supermercado online

Higiene ambiental: Saiba o que é e como resolver

      Nos diversos ambientes que habitamos, existem micro-organismos contagiosos. Há muitos jeitos de tratarmos dessa questão, porém a mais eficiente é o hábito de executar constantemente a higiene ambiental. Caso você não esteja por dentro desse assunto, confira esse texto até o final e veja do que se trata e a relevância dessa prática para o espaço em que vive.

Higiene ambiental: significado

      O significado de higiene ambiental está vinculado à manutenção de saneamento básico e higiene em geral do espaço físico, dificultando a proliferação de vírus, bactérias e outros micro-organismos. Dessa maneira, esse conceito está vinculado às práticas de todos nós com a limpeza e proteção contra aspectos bioquímicos, interna e externamente, visando melhores condições de saúde das pessoas que habitam aquele espaço.

Quais são os motivos para estimularmos as práticas de higiene ambiental?higiene ambiental

      Muita gente acha que passar a vassoura na calçada, pegar as fezes dos pets, segmentar os lixos e eliminar os lugares com água parada são atividades típicas do poder público. Muito embora, como agentes civis de uma sociedade, nós somos culpados, de certa forma, por chegarmos a esse estágio para termos cautela e evitarmos novas epidemias e pandemias.
Nesse caso, temos que contar com a colaboração de todos. Veja algumas maneiras básicas que podem trazer consequências bem positivas:
• Colocar os lixos em sacos lacrados e adaptados à cada matéria;
• Lacrar as caixas de água e outros recipientes de líquidos, independente se é no nosso lar ou em ambientes vizinhos;
• Dedetizar com boa frequência os espaços, visando eliminar uma grande variedade de micro-organismos;
Higienização de calçadas e ruas.

Que atitudes devemos tomar na parte interna dos nossos lares para ter uma boa higiene ambiental?

      Algumas ações de limpeza do lar são fundamentais para a proteção de alguns que moram ali contra vírus, bactérias e outros agentes perigosos. Parte deve ser feita com muita frequência, como diariamente, e outra parte em menor frequência. Vamos a algumas delas:

Tarefas para repetirmos diariamente

      Arrumar a cama, tirar o excesso de pó de móveis, varrer cômodos, trocar os sacos de lixo, principalmente os da pia da cozinha e banheiros, e lavar a louça são exemplos de tarefas que deveriam ser feitas todo dia, ou a cada dois, no máximo.

Tarefas que devem ser repetidas semanalmente

      Realizar uma limpeza completa na cozinha e banheiros, botar a roupa pra lavar e trocar a roupa de cama são exemplos de tarefas para serem feitas toda semana.

Tarefas que acontecem uma ou duas vezes ao ano

      Algumas tarefas podem ser feitas poucas vezes no ano, como limpar cortinas, tapetes e colchões e troca de filtro de refrigeradores de ar.

      Percebeu como a prática de higiene ambiental está mais relacionado com impactos na sociedade do que apenas na sua casa? Tarefas triviais acabam sendo medidas muito importantes na prevenção da proliferação de micro-organismos prejudiciais. Para fazer uma faxina de qualidade, não esqueça os produtos de limpeza na formação da sua lista de compras do etanto!

Fonte: https://uaulimpeza.com.br/blog/higiene-ambiental/

EASYMARKET SERVICOS DIGITAIS LTDA
CNPJ: 32.313.577/0001-40