supermercado online

Como começar na bolsa de valores: O que saber antes

Nem todo mundo é um investidor por profissão, mas muita gente pensa em investir para gerar uma fonte de renda extra. Nesse processo, muitas perguntas surgem na cabeça dessas pessoas, sobre ações, corretoras, lucro etc. Veja, nessa página, alguns conceitos básicos de como começar na bolsa de valores, evitando erros antes mesmo dos seus primeiros investimentos e conhecendo mais sobre esse mundo.

Conceitos de renda fixa e variável

Uma das coisas mais importantes na hora de saber como começar na bolsa de valores é saber a diferença e se vai escolher a renda fixa, ou a variável, ou ambas. Pode parecer bem fácil, mas é fundamental para você que está se aventurando nessa área.

Os títulos que tem um risco menor são a renda fixa, onde os ganhos são limitados e já é sabido quanto esse título comprado vai render. Fazem parte desse grupo: LCA e LCI, títulos de dívida pública, CDBs, tesouro direto e alguns mais. Aqueles títulos que tem um risco grande são os de renda variável, que, por outro lado, podem resultar num lucro muito maior. O seu valor é muito volátil, a ponto de mudar inúmeras vezes em 24 horas. Agora, o seu perfil como investidor que irá dizer qual o tipo de investimento faz mais sentido para você ter.

Qual o seu perfil como investidor? economia pessoal

Nesse mundo de ações, temos 3 perfis bem diferentes e definidos de compradores e vendedores dos títulos. Temos o perfil conservador, o arrojado e o moderado. O principal aspecto que vai definir qual deles representa melhor o seu caso é o tamanho risco que você está disposto a correr com os seus investimentos.

O perfil conservador não quer correr riscos de ter prejuízos com seus títulos nem ver seu investimento com grandes oscilações, evitando as alternativas de alta liquidez. Dessa forma, ele não aproveita as oportunidades de ter um ganho maior e opta por vias de renda fixa com riscos bem reduzidas.

O perfil moderado é um pouco mais arriscado que o perfil discutido acima, o que já permite umas opções extras de investimento para aumentar seu ganho. Dessa maneira, esse perfil tem uma carteira de títulos mais variada, contando com renda fixa e a renda variável.

O perfil arrojado lida bem com as grandes variações dos títulos do mercado e com os riscos envolvidos nessas decisões. Esse tipo de perfil, principalmente quando tem uma boa gestão de seus títulos, tem lucros bem expressivos. No entanto, como já foi explicado, essas escolhas podem gerar prejuízos também. Por esse motivo, esse tipo de investidor deve estudar mais suas escolhas afim de evitar grandes prejuízos.

Saiba o que é um fundo de investimento

O fundo de investimento é um conjunto de ativos que determinadas empresas disponibilizam no meio financeiro. Dessa maneira, os interessados em fazer o investimento se torna dono desses ativos e terá ganhos proporcionais aos dividendos. O fundo pode ser composto por diversos atributos, como ações, títulos e alguns outros papéis da empresa. Essa modalidade de investimento, que é feita por um administrador admitido, pode ser bem interessante para quem pensa em como começar na bolsa de valores. É importante lembrar que aqui teremos taxas de administração e impacto no imposto de renda do investidor.

Familiarize-se com o conceito do ações ordinárias e preferenciais

como começar na bolsa de valoresAs ações preferenciais (PN) são prioritárias e uma quantia maior na hora de receber seus dividendos do que se fosse uma ação ordinária (ON). Logo as ações preferenciais são mais caras que as ordinárias, que tem a função de controle administrativo da instituição e com a liquidez do mercado financeiro (tem sua comercialização de entrada e saída todos os dias com foco de gerar lucro para seu proprietário).

No entanto, a ação ordinária pode valorizar mais do que a ação preferencial, em alguns cenários. Por exemplo: vamos pensar no caso de um grupo que quer comprar a maior parte das ações de uma empresa e para isso terá que comprar as ações ordinárias de investidores. Nesse caso, a ação ordinária vai ter uma grande valorização divido à procura. Entender essas diferentes situações também é fundamental para entender como começar na bolsa de valores.

Proteja-se com o fundo garantidor de crédito!

O Fundo Garantidor de Crédito, ou FGC, é uma grande garantia para o investidor, pois o protege do risco de falências das empresas. Esse fundo consegue garantir um ressarcimento de até 250 mil reais, caso a empresa que recebeu o investimento passe pelo difícil momento de fechar as portas. Assim, seus investimentos de renda fixa e outros de baixo risco ficam resguardados.

Todo grande investidor também tem que ter controle sobre seu orçamento doméstico e economizar na conta do supermercado, até por quê essa conta ocupa, aproximadamente, 16% do orçamento doméstico. Use a etanto para economizar até 20% na sua lista de compras. Baixe e experimente!

EASYMARKET SERVICOS DIGITAIS LTDA
CNPJ: 32.313.577/0001-40