Como limpar prata com recursos que já estão na sua casa

Esse elemento é usado em muitos lugares diferentes, desde acessórios de moda até objetos de decoração. Além disso, é tão sofisticado que a origem do seu nome quer dizer algo que brilha. Veja instruções bem fáceis de como limpar prata e deixe aquele seu brinco ou colar novinhos em folha!

Se você gosta muito de peças com prata em vários lugares da sua vida, sabe como é difícil deixá-las sempre lisinhas e sem nenhum tipo de mancha ou parte mais escura. E se eu te disser que tem um jeito de como limpar prata de maneira bem fácil e sem gastar muito? Vamos conferir.



Motivos do surgimento dessas manchas

Qualquer objeto que seja feito de prata está sujeito a esse escurecimento natural, desde talheres e taças, até os preciosos brincos, pulseiras e anéis. Essa placa escura que cobre suas joias nada mais é do que sulfeto de prata. Isso acontece por uma reação química entre o metal puro e o enxofre, presente no ar de diferentes formas.

Uma das substâncias que pode acelerar muito essa deterioração vem direto de você: o suor. A água e os minerais presentes no líquido que eliminamos reage com o ar ao nosso redor e promove um desgaste acelerado dos acessórios que você usa.

Dicas preventivascomo limpar prata

Com os cuidados certos, você vai precisar de fazer uma manutenção ou limpeza com menos frequência, conservando muito seu objeto e e aumentando muito a vida útil. E também para você ter menos dor de cabeça pensando em como limpar prata.

Para as suas joias a recomendação é preservá-las em local sem humidade e escuro. Se possível, guarde-as em sacos de plástico ou de tecido. No caso dos utensílios domésticos, mantenha-os o mais longe possível de produtos de limpeza com substâncias químicas fortes, como cloro e enxofre. Líquidos como água sanitária ou oxigenada, até perfumes, têm uma composição que reduz rapidamente o brilho de suas peças. Portanto, preste muita atenção quando estiver manuseando esse tipo de produto por perto da sua prata.

Quando for lavar louças de prata, como pratos e talheres, deixe-os sempre de molho para a sujeira não grudar na sua peça, se não puder lavar a louça na hora, principalmente. Também é recomendado que deixe-os distante de esponjas de aço e buchas muito ásperas, para evitar arranhões inconvenientes.

Pensar em como limpar prata também é pensar em como conservá-la! Pra isso, outra dica é enrolar, totalmente, sua prataria com papel filme, antes de guardá-la, diminuindo o contato do metal com o ar. Seguindo essa instrução, o polimento será bem mais rápido.

Como limpar prata

Agora que você sabe mais das causas que aceleram esse escurecimento da sua prata, vamos ver qual é o jeito que mais te agrada e que melhor se adapta a sua rotina e aos produtos que tem na sua casa.

Veja muitas maneiras diferentes de como limpar prata com ingredientes comuns e remova com eficiência as manchas escuras da sua prataria. Vamos lá?

Como limpar prata com bicarbonato de sódio

Esse é um elemento usado muitas vezes para limpar a prataria. No entanto, você deve ter cuidado para não danificar muito suas peças, que podem não ser tão delicadas, mas que podem se desgastar o metal superficialmente. Considerando esse risco, não recomendamos essa técnica para objetos de alto valor.

Pegue uma panela e adicione 400ml de água, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, suas peças de prata e coloque no fogo. Quando essa solução estiver fervendo, apague o fogo e deixe de molho. Depois, limpe cada um dos objetos com agua corrente e sabão e deixe secando.

Para realizar esse processo com peças de prata com dimensões maiores, molhe um pano com a solução mencionada anteriormente quente e esfregue a sua peça. Depois disso, faça a lavagem da mesma forma do processo anterior.

Como limpar prata com pasta de dentelimpeza de prata

Acredite se quiser: a pasta de dente é um material usado com muita frequência para limpar itens como tênis, óculos e cerâmicas. O mesmo se aplica à prata. Você pode usar esse produto para amenizar danos, deixar a peça brilhando e resolver outros aspectos do desafio de como limpar prata.

Depois de passar a pasta de dente por todo o objeto que você quer limpar, principalmente na parte mais prejudicada, pegue uma esponja ou uma escova delicada e esfregue com muito cuidado. Termine com um pouco de sabão e enxaguando bastante, concluindo com uma flanela para secar.

Como limpar prata com vinagre branco

Pegue uma vasilha e faça uma solução com 0,5L de água quente, três colheres de sopa do vinagre branco e uma de detergente. Pegue um tecido de limpeza feito de algodão e molhe um pouco nesse líquido e passe-o nos objetos que você quer limpar. Depois é só enxaguar e deixar secar.

Como limpar prata com sal e papel alumínio

Com certeza, essa é uma das técnicas mais famosas pra limpeza desse metal! O sal, que é um ingrediente presente na grande maioria das casas, reage com o papel alumínio, quando dissolvido na água, e age para deixar sua prataria brilhando como nova!

Adicione 1L de água fervendo, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e três de sal em um recipiente. Jogue os objetos de prata que você quer limpar junto com muitos pedaços de papel alumínio rasgado. Espere 30 minutos enquanto essa mistura reage. Termine enxaguando e secando seus itens de prata.

Como limpar prata com casca de banana

Esse alimento pode ser usado de forma inusitada para resolver outros problemas da nossa vida. Conseguimos, por exemplo, evitar acnes, reduzir rugas e polir peças de prata.

Você vai se surpreender com os resultados desse simples procedimento! É só pegar e esfregar seus objetos de prata com a parte interna da casca de banana, como se fosse um pano ou flanela.

Como limpar prata com cerveja ou refrigerante de cola

Por último, mas não pior que as outras dicas, agora vamos falar do jeito mais prático de limpar seus objetos de prata e, acredite se quiser, é com cerveja ou refrigerante de cola.

Deixe os itens de prata que você quer limpar em um pote mais fino e alto, preenchendo-o com um dos líquidos citados. Só de você deixar a o metal descansar por uns 15 minutos, as manchas vão sair com menor ou maior eficiência. Não é desperdício, pois isso vai ajudar você nessa questão de como limpar prata! Casa não seja o suficiente, realize também outro dos métodos citados anteriormente.

Conservar seus brincos, colares e outros bens de prata é um jeito de valorizar o seu dinheiro! Além disso, você pode usar a etanto para encontrar o menor preço dos ingredientes citados acima e outros da sua lista de compras de supermercado!

Fonte: https://catracalivre.com.br/criatividade/como-limpar-prata/

EASYMARKET SERVICOS DIGITAIS LTDA
CNPJ: 32.313.577/0001-40