Calor excessivo: como lidar com essa sensação

altas temperaturasVocê tem sensibilidade ao calor excessivo?

Você tem sensibilidade ao calor quando percebe que tem algum tipo problema físico em momentos de aumento de temperatura do ambiente. Essa intolerância geralmente traz um grande mal-estar com a sensação do quente. A grande maioria de nós apenas não gosta de passar calor de maneira geral, mas, para quem realmente é sensível ao calor excessivo, esse tipo de experiência é muito prejudicial.

A medição e o controle de quantos graus está nosso corpo é feita pelo hipotálamo, que é o nome dado à um certo local do nosso cérebro. É ele que identifica o impacto das altas temperaturas no corpo, mandando um sinal para que nossa pele transpire suor, que evapora e diminui nossa temperatura externa com a finalidade de regulá-la. Os sintomas de um calor excessivo vão aparecendo gradualmente, podendo durar de 1 a 2 dias.

Por que ficamos sensíveis ao calor excessivo?

Muitos motivos podem contribuir para desenvolvermos uma sensibilidade a altas temperaturas, entre eles estão:
– Ingestão de remédios para alergia, congestão nasal ou problemas de pressão.
– Ingestão de cafeína, estimulando a aceleração da batida cardíaca e metabolismo, assim como nossa temperatura.
– Hipertireoidismo, que deixa o corpo mais quente com uma quantidade elevada de hormônios produzidos.
– Múltipla esclerose, que atinge diversos funcionamentos do nosso corpo, incluindo os nervos cutâneos, que seriam os responsáveis por transmitir sinais e da transpiração.
– Possuir uma doença neurológia que tenha impacto térmico.

Principais sintomas de quem é sensível ao calor excessivo

Além da forte sensação de que o seu corpo está superaquecendo, quem tem essa sensibilidade intensificada, geralmente, apresenta outros sintomas, como: hiperidrose, transpiração em excesso, dores de cabeça, extremidades dormentes, tontura, fraqueza física, indisposição, enjoo, temperatura do corpo acima de 30˚C, mesmo sem estar com doença alguma, frequência cardíaca alta e outros.

Quando devemos ir atrás do atendimento médico

Ser sensível ao calor excessivo, dependendo de sua origem, pode gerar diferentes problemas de saúde, que vão desde tontura e indisposição à desmaios, perda temporária da visão e impactos na frequência cardíaca. Devemos ficar de olho nesses sintomas para buscar ajuda de um profissional da saúde para fazer um diagnóstico mais preciso. Iniciar um tratamento adequado ao seu caso é fundamental para reduzir esses efeitos da sensibilidade que podem prejudicar significativamente nossa rotina.

calor excessivoDurante o atendimento médico

Se o paciente estiver em tratamento para algum problema de saúde simultâneo, é muito importante notificar o médico sobre o sintoma dessa outra questão. Até porque o doutor pode identificar se essa sensação de calor excessivo pode ser efeito colateral de algum remédio ingerido ou pelo efeito dessa doença.

Se não tiver nenhuma outra condição de saúde envolvida, o paciente pode iniciar seu atendimento com um clínico geral, que vai fazer um diagnóstico preliminar e encaminhar o paciente para um profissional compatível com a origem desse problema. Ter um bom preparo para esse encontro com o médico pode acelerar o diagnóstico e o início do tratamento. Logo, recomendamos que chegue no consultório com informações do tipo:
– Uma relação de todos os sintomas que sentiu, há quanto tempo eles apareceram, assim como frequência e o contexto de cada um.

– Histórico médico com as condições de outros problemas e medicamentos, vitaminas ou suplementos que sejam consumidos com frequência.

Outra coisa que pode fazer diferença é já anotar algumas perguntas que você gostaria de fazer, ressaltando as que você acha mais relevantes. Isso vai aumentar as chances de sair do consultório com as informações necessárias para sanar suas dúvidas.

Como viver com a sensibilidade ao calor excessivo

Os sintomas dessa sensibilidade possam ser bem desconfortáveis e haverá muitos momentos nos quais não conseguiremos evitar ambientes e situações de temperatura quente. Logo, eis algumas formas de amenizar um pouco esse desafio:

Esteja sempre hidratadobeba água

Consuma muito líquido no decorrer das suas atividades e ande sempre com uma garrafa de água com você. Busque beber água com alta frequência e em quantidade moderada.

Prefira refeições frias

As opções de pratos frios, como saladas e frutas, são muito convenientes por serem refrescantes e possuírem bastante água, além de outros nutrientes. Isso faz com que fiquemos ainda mais hidratados e saudáveis.

Realize atividade física em horários de clima mais ameno

Quando for realizar sua musculação ou corrida, principalmente em ambientes externos, tente fazer isso nos horários mais frescos do dia, como no começo da manhã ou de noite. Se possível, siga se hidratando durante e após essa atividade física.

Proteja-se do sol

Busque não ficar diretamente em contato com o sol durante as horas nas quais ele geralmente é mais forte, como das 11h às 15h.

Proteja o ambiente interno da sua casa

É muito bom podermos abrir as janelas para deixarmos a casa bem ventilada! No entanto, se o sol bate direto dentro da sua casa durante o dia, deixe, ao menos, as cortinas fechadas. Ventiladores, de teto ou de chão, podem ajudar bastante.

Vista roupas leves

Caso você possa, prefira sapatos e calçados mais abertos para os dias de altas temperaturas. Fora isso, tenha sempre um boné para evitar a exposição direta do seu rosto ao sol e passe protetor solar. As outras peças de roupas também devem ser frescas, com tons claros e mais largas.

Banho de água fria

Pode parecer difícil, mas banhar-se sem nenhum tipo de aquecimento de água ajuda muito a relaxar e reduzir a temperatura do nosso corpo. Aplicar um spray de água no seu rosto no decorrer do dia ou inserir suas mãos ou pés num balde de água gelada pode ser bem refrescante para o corpo como um todo.

Não mude de ambientes com grandes variações térmicas

Quem é sensível ao calor excessivo pode ficar exausto de ficar saindo e entrando num ambiente que tenha um ar-condicionado, por exemplo. Por essa exaustão física e pelo risco de ainda pegar um resfriado ou dor de garganta, recomendamos ficar num local apenas e evitar essas grandes variações de temperatura.

É isso! Proteja-se do calor excessivo e evite momentos totalmente desagradáveis! Para conseguir seus refrescos e outros produtos que ajudam a reduzir a temperatura corporal, use a etanto. Com a etanto, você economiza até 20% do valor total da sua compra de supermercado. Baixe e experimente.

Fonte: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/sensibilidade-ao-calor

EASYMARKET SERVICOS DIGITAIS LTDA
CNPJ: 32.313.577/0001-40