Como limpar sofá: cinco dicas incríveis!

Não dá pra negar que o sofá é um dos móveis mais importantes do nosso lar. Ele é um elemento central na decoração e também nos proporciona muito conforto. Considerando que muita gente passa boa parte do tempo de lazer nele, vamos falar sobre como limpar sofá!

Um sofá novo geralmente tem um preço bem alto, até por isso eles não são trocados com frequência. Ainda que alguns itens da decoração da sua casa mudem, ele deve ficar por algum tempo. Logo, é muito importante pensar em como limpar sofá adequadamente para conservarmos esse bem o máximo possível. Como é bom ter um móvel por muito tempo e ainda manter o aspecto de novo, né?

Veja algumas dicas muito boas de como limpar sofá e mantê-lo limpo por um período maior. Saiba o que não é recomendado nesse limpeza e como remover as manchas mais persistentes.

Como limpar sofá: qual o melhor tipo de lavagem para o seu móvel?como limpar sofá

O tipo de limpeza do seu móvel depende totalmente de qual o material que faz seu revestimento. Hoje em dia temos sofás feitos com diversos materiais diferentes disponíveis: Couro, veludo, algodão, linho, camurça e muitos outros mais.

Logo, é melhor você entender qual o tipo do material do seu sofá com precisão antes de começar esse processo para que não corra risco de danificar seu móvel. Outra dica é sempre conferir a etiqueta, que geralmente fica na parte inferior, com diversas informações técnicas de lavagem:

– O símbolo P na etiqueta quer dizer que seu sofá deve ser limpo a seco. Isso pode ser feito com panos de limpeza secos, produto que tem em supermercados. Agora, é só aspirar toda a superfície do móvel e depois passe o pano de limpeza.
– O símbolo W também diz como limpar sofá. Nesse caso, a lavagem deve ser feita a úmido, da maneira mais tradicional. Com água e materiais convencionais, como o detergente.
– O símbolo F diz que você deve realizar uma limpeza a seco profissional. Se tiver essa orientação, não tem jeito. Contrate um serviço especializado para essa tarefa.
– Já a letra O quer dizer que seu móvel deve ser lavado com água fria.

Em vias de regra, não devemos usar produtos de limpeza que tenham cloro na sua composição. O sabão em pó, da mesma forma que os produtos com cloro, não são ideais para esse tipo de higienização. Caso não tenha certeza, opte pelo detergente líquido e neutro ou algo apropriado para a lavagem de estofados.

Como limpar sofá de tecido usando água

O processo de limpar sofás feito de materiais naturais, como algodão, linho ou veludo, é bem simples. Adquira produtos próprios para móveis dessa composição e diluir em um pouco de água ou misturar em água morna para evitar maiores prejuízos.

Passe um pano ou a parte mais macia da bucha com cuidado no sofá com uma solução apropriada, usando um pano seco para retirar o excesso posteriormente. Caso você queira saber como limpar sofá de tecido natural que tenha manchas, saiba que a solução é bem fácil! Repita o processo citado anteriormente até sair.

Como limpar sofá a seco

Têm algumas maneiras diferentes quando falamos de como limpar o sofá a seco. Você pode contratar um profissional para prestar o serviço, com um pano seco, daqueles que tem em supermercado, ou apenas usar um pouco de bicarbonato de sódio. Se você se sentir inseguro(a) para realizar a limpeza, talvez contratar um terceiro seja uma opção mais conveniente.

No caso de sofás feitos de tecido, distribua bicarbonato de sódio por toda a superfície e aguarde uns 15 minutos. Depois, Pegue o aspirador e remova o excesso do pó. Se o seu móvel for de microfibra ou de poliéster, jogue um umedeça a superfície com álcool. Logo depois, use uma escova com cerdas bem macias para passar nas partes mais sujas, antes que o líquido evapore.

Como limpar sofá de veludo

Com esse tecido é muito provável que seu móvel acumule uma quantidade ainda maior de poeira. Logo, a limpeza feita com frequência torna-se essencial para sua rotina. Recomendamos que seu móvel seja impermeabilizado logo que chegar na sua casa. A impermeabilização, geralmente, é feita por profissionais para garantir a boa proteção contra sujeiras, líquidos e outras substâncias que possam danificar seu móvel.

Já a limpeza, destacamos muito a importância de ser feita, ao menos, semanalmente. Nada de muito complexo. É só passar o aspirador de pó com um produto indicado. Essa é a melhor maneira de conservar o aspecto de novo do seu sofá.

Como limpar sofá com manchasmancha de sofá

Se ocorrer de derramar café no seu móvel, é muito importante que tome uma atitude com urgência. A primeira coisa que você deve fazer é cobrir toda a região do acidente com papel-toalha. Isso vai ajudar você a retirar o excesso com facilidade. Essa mesma ação também se aplica para refrigerante, sucos e vinho.

Para ser ainda mais eficiente na sua missão de como limpar sofá, comece a passar o papel das extremidades para o centro, evitando que o líquido atinja novas partes do seu móvel. Depois disso, jogue água tônica com gás onde foi mais danificado.

As bolhas de gás da água tônica vão levar toda essa sujeira para a superfície do sofá. Então, cubra novamente com papel-toalha e repita o processo, até conseguir remover a mancha por completo. Para finalizar, limpe com água e sabão neutro normalmente.

Como limpar sofá de manchas de caneta

Pegue uma esponja e molhe-a suavemente no vinagre branco e passe pela linha do rabisco da caneta com a parte macia da esponja. Persista até a mancha sair. outra forma de resolver isso é pegar um pano e molhar numa solução de remover maquiagem. Passe sobre a parte manchada.

Como limpar sofá na frequência

Especialistas recomendam que a limpeza do sofá seja feita toda semana. Só assim, você conseguirá evitar o acúmulo de poeira, pelo e umidade no seu móvel. Caso derrame qualquer tipo de líquido, a ação imediata para limpar é muito importante para evitar manchas mais persistentes. Anualmente, você também pode fazer uma higienização profunda no seu móvel. A contratação de uma companhia especializada é um investimento que vale a pena para conservar seu bem por mais tempo.

A compra de todos esses produtos de limpeza mais os alimentos pode pesar no orçamento doméstico. Para isso, use a etanto e economize até 20% no total, encontrando a loja mais barata para a sua lista de compras de supermercado.

Fonte: http://treforclean.com.br/5-dicas-para-limpar-sofa-muito-sujo/

EASYMARKET SERVICOS DIGITAIS LTDA
CNPJ: 32.313.577/0001-40